A atividade mineradora tem como objetivo a extração de riquezas minerais. Essa atividade é importante para a economia da sociedade, no entanto, também pode resultar em danos para o meio ambiente. Mas, você sabia que é possível minimizar os impactos ambientais causados pela mineração? Continue a leitura e saiba como.
A mineração refere-se à pesquisa, exploração, extração e uso de minérios situados no subsolo. Este setor é extremamente lucrativo, pois, os minérios, sejam eles metálicos ou não-metálicos, estão presentes em diversos produtos e recursos utilizados em nosso cotidiano, como celulares, computadores, cosméticos, moedas, estruturas metálicas e de prédios, entre outros.
Porém, essa é uma atividade que pode modificar o ecossistema local, graças a quantidade de resíduos gerada e descartada no meio ambiente, por exemplo. Além disso, há a questão dos recursos hídricos, tendo em vista que a mineração utiliza um grande volume de água.
Podemos destacar alguns prejuízos que o meio ambiente pode sofrer com a exploração mineral, como:
As organizações do setor mineral devem buscar a inovação, bem como aplicar novas tecnologias para tornarem suas operações menos prejudiciais ao meio ambiente.
Certamente, com essas medidas, o ecossistema pode continuar seu ciclo natural. Por isso, sua empresa deve ser amiga do meio ambiente e se enquadrar em toda as medidas sustentáveis.
Quer saber mais sobre a gestão ambiental nas empresas? Então, continue acompanhando o nosso blog!
Acompanhe-nos também nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.