Ao longo dos anos, foram surgindo diversos paradigmas no mundo corporativo que alteraram, significativamente, a maneira como as empresas se posicionam perante o seu público e a sociedade em geral. Como a relação produção versus tempo, depois a necessidade da humanização das marcas, por exemplo.
Atualmente, a busca pela sustentabilidade vem aumentando entre as empresas, porém, muitas ainda não entendem o seu conceito e importância.
Continue a leitura e saiba mais sobre a sustentabilidade e seus três pilares.
Entende-se como o princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade de recursos naturais e a exploração deles por parte da sociedade. Ou seja, visa equilibrar a preservação do meio ambiente, enquanto usufrui do mesmo.
Hoje em dia, essa ideia é dividida em três pilares: social, econômico e ambiental. Essas bases foram, primeiramente, evidenciadas no Relatório de Brundtland (1987), lançada pela ONU, assim, introduziu o conceito de desenvolvimento sustentável no mundo.
Promove a igualdade de direitos e oportunidades para todos, conduzindo um maior equilíbrio e justiça na distribuição da riqueza e acesso aos recursos e serviços para uma vida digna, de acordo com os Direitos Humanos.
Voltando para o meio empresarial, a sustentabilidade começa quando a organização respeita os seus funcionários, fornecedores, público-alvo e a comunidade em geral. Além de estimular a criatividade e proporcionar um ambiente adequado e saudável para fortalecer as relações pessoais e profissionais.
Para que uma empresa seja economicamente sustentável, ela deve ser capaz de produzir, distribuir e oferecer seus produtos ou serviços de forma que estabeleça uma relação de competitividade justa em relação aos demais concorrentes do mercado.
Além disso, deve ser levado em consideração o planejamento financeiro da empresa, pois mais do que lucrar com as ofertas e produtos, é preciso ter certeza de que esse lucro respeita os seus trabalhadores e o meio ambiente.
A sustentabilidade também pode ajudar o setor financeiro, uma vez que, com a economia de recursos e a redução de materiais, água e energia, o valor total na conta do fim do mês também reduzirá, gerando, assim, um processo cíclico de vantagens e benefícios.
Para finalizar, temos o pilar ambiental, ele é responsável por todas as condutas que possuam, direta ou indiretamente, algum impacto no meio ambiente, seja a curto, médio ou longo prazos.
Seu objetivo principal é minimizar, ao máximo, os impactos ambientais causados pela produção industrial. Caso esse não seja o foco da empresa, provavelmente é apenas uma estratégia de marketing.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog!
Leia também: Hidrogênio verde: o que é e qual a sua importância?