Caso você trabalhe com mineração, licenciamento de empreendimentos minerários ou áreas relacionadas, é provável que já tenha ouvido falar da Agência Nacional de Mineração. Continue a leitura e conheça melhor essa repartição pública!
Criada em 2017, a Agência Nacional de Mineração, que substitui o Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia, responsável pela regulação, fiscalização e promoção da exploração mineral no Brasil.
Sua criação busca atender à necessidade de regulação estatal de um setor extremamente sensível e sujeito a diversas determinações da legislação ambiental.
A ANM tem como objetivo garantir a segurança das atividades de mineração, promover o desenvolvimento sustentável do setor e administrar o patrimônio mineral do país. Para isso, a agência regula a exploração, a produção e a comercialização de minerais, além de fiscalizar as empresas que atuam no setor.
Entre as suas principais funções estão:
Por fim, para realizar suas funções, a Agência conta com um corpo técnico de engenheiros, geólogos, advogados e outros profissionais especializados em mineração. Sua sede está localizada em Brasília e atente todo o território brasileiro através de suas gerencias estaduais.
Leia também: Construção Sustentável: o que é e como aplicar