Agricultura sustentável é um conceito que define a relação entre agricultura e sustentabilidade. Essa prática consiste em utilizar os recursos naturais de maneira racional, mantendo sua capacidade produtiva a longo prazo. O resultado é a conservação do solo e da água, bem como dos recursos genéticos animais e vegetais. Para serem considerados sustentáveis, os processos precisam ser tecnicamente apropriados, economicamente possíveis e socialmente adequados.
Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!
O termo sustentabilidade tem origem no latim sustentare, que significa “sustentar”, “apoiar” e “conservar”. Está relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, consiste em ideias, estratégias e atitudes ecologicamente conscientes, economicamente possíveis, socialmente justas e culturalmente diversas.
O propósito da agricultura sustentável é suprir as demandas alimentares e têxteis da sociedade atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender as suas próprias necessidades.
A agricultura sustentável busca englobar três objetivos principais em seus processos. São eles:
Todos os envolvidos no sistema alimentar – produtores, processadores alimentícios, fornecedores, varejistas, consumidores e gestão de resíduos – podem apoiar a agricultura sustentável.
Existem algumas práticas que podem ser utilizadas para contribuir nesse processo, como:
Nos últimos anos, a agricultura brasileira tem avançado rumo à sustentabilidade, de acordo com a EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Para isso, foram adotadas empregadas alternativas de produção sustentável como a agricultura orgânica, a produção agroflorestal, a produção integrada agropecuária e a integração lavoura-pecuária-floresta. Esses métodos estão sendo cada vez mais aceitos pelos consumidores.
No entanto, embora exista esforços neste caminho sustentável, a maioria dos agricultores brasileiros ainda não adotaram práticas que preservam o meio ambiente. Além de não serem justos do ponto de vista social e trabalhista.
Principais problemas:
Por fim, concluímos que a sustentabilidade ambiental, econômica e social são componentes relacionados e fundamentais para uma agricultura verdadeiramente sustentável. Somente com a criação de políticas que integram esses interesses, é possível promover sistemas agrícolas mais sustentáveis.
Gostou desse conteúdo? Leia também: Licenças ambientais para exploração de madeira
Continue acompanhando o nosso blog.
Além disso, acompanhe-nos também nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.