Gestão Ambiental tem por definição “a condução, direção e controle do uso dos recursos naturais, dos riscos ambientais e das emissões para o meio ambiente, por intermédio da implementação do sistema de gestão ambiental.” Esse conceito foi dado através da Resolução Conama n.º 306 de 5 de julho de 2002.
Ela é a principal solução para que as organizações ajam de acordo com as principais práticas de sustentabilidade. Usando como ferramenta a adoção de medidas que sejam destinadas à redução dos impactos das atividades humanas sobre os recursos naturais e o meio ambiente.
Continue a leitura e saiba como uma empresa pode buscar uma Gestão Ambiental eficiente e cumprir com suas obrigações ambientais.
O processo de gestão ambiental começa a partir do mapeamento das atividades que serão realizadas em um determinado empreendimento e o consumo de matéria-prima que deverá ser demandado. Os impactos que serão gerados ao meio ambiente também devem ser identificados e monitorados.
Em seguida, elabora-se um planejamento com propostas de soluções e monitoramentos dos impactos, conforme os requisitos legais que são exigidos. Ele possui o intuito de reduzir os impactos ambientais e otimizando todo o processo. A empresa vai estabelecer suas metas, integrando o planejamento e executando-o, consequentemente, vai melhorar o uso de recursos e da produção.
O primeiro benefício que sua empresa pode garantir com um planejamento de gestão ambiental bem executado é a conformidade legal. Para isso, os requisitos e a legislação ambiental devem ser cumpridos de maneira assertiva.
A redução dos riscos para os trabalhadores e de acidentes ambientais também serão possíveis com o cumprimento da legislação e a promoção da conscientização ambiental pela empresa.
A empresa também terá uma imagem positiva perante a sociedade com a adoção de boas práticas ambientais, o que proporciona um bom impacto para qualquer empreendimento. Muitas organizações começam a ser notadas, não só em âmbito nacional, como também em outros mercados internacionais.
Uma gestão ambiental eficiente consegue melhorar a administração dos recursos energéticos e dos materiais utilizados e, com isso, consegue diminuir os impactos causados ao meio externo. Essa prática respinga no meio interno da empresa com uma economia de gastos que se obtém com a adoção de boas práticas ambientais.
Com todos esses benefícios, claro que não poderia faltar a valorização da empresa perante ao mercado. Gerando um maior valor agregado aos empreendimentos que estão em dia com as suas obrigações ambientais.
O público consumidor está atento as empresas que geram menos impactos ao meio ambiente. Todo e qualquer empreendimento pode adotar essas práticas e gozar de todos os benefícios que uma gestão ambiental eficiente acarretar. É uma tendência mundial que cada vez ganha mais força e quem não aderir desde já, pode ficar para trás.
Gostou do conteúdo? Leia também: A educação ambiental na gestão de resíduos sólidos dentro das organizações