A análise do solo é uma das partes fundamentais antes de começar qualquer obra de engenharia, pois é o responsável por dar suporte às construções. Por isso, antes de qualquer projeto, é necessário realizar um laudo geotécnico.
De acordo com a ABTN, Associação Brasileira de Normas Técnicas, um projeto geotécnico consiste na orientação dos seguintes serviços:
Essa avaliação técnico-ambiental é responsável por identificar e caracterizar condições: geológicas, geomorfológica, pedológicas e hidrogeológicas. Esse estudo busca especificar cada parte do meio físico, com foco no subsolo.
A elaboração desse documento pode ocorrer em três fases:
Nessa etapa ocorre um maior entendimento e detalhamento do solo, para que os profissionais possam identificar o que é viável ou não e definir a expectativa do cronograma.
Nessa fase é esclarecido os principais componentes da construção, se cria o memorial descritivo e é dado início a montagem das planilhas da obra. Além disso, é feito cálculos estruturais, especificações e desenhos técnicos. Também reúnem os documentos necessários para a aquisição dos equipamentos.
Por fim, a fase de projeto executivo consiste nos detalhamentos e revisões do projeto básico, sem alterar os parâmetros pré-determinados. Seu principal objetivo é descrever detalhadamente o que era esperado e o que será feito.
Leia também: Teste de absorção do solo: o que é e qual a sua importância