A mineração sustentável é um conceito bastante discutido na atualidade, visto que a atividade minerária é causadora de grandes impactos ambientais e paisagísticos. Por isso, é necessário encontrar maneiras de fazer uma mineração mais responsável e minimizar os danos provocados. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste texto.
Antes de tudo, vamos entender o que é mineração.
A mineração é o processo de pesquisa, exploração e extração de minérios. É uma atividade economicamente importante e está associada à produção de itens indispensáveis ao cotidiano das pessoas.
Essa atividade é responsável por cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil e seu produto equivale a um quinto de tudo que é exportado pelo país. Além disso, o setor emprega, direta e indiretamente, 2,6 milhões de pessoas. Os dados são do Ministério de Minas e Energia.
Método de lavra a céu aberto
Esse método consiste na extração de minérios encontrados em depósitos com menor profundidade, ou seja, as jazidas estão localizadas bem próximas à superfície. Geralmente, esse procedimento explora o minério até o seu esgotamento. Os principais métodos de lavra a céu aberto são:
Método de lavra subterrânea
Trata-se da extração de minérios encontrados em depósitos mais profundos, ou seja, as jazidas estão afastadas da superfície. Nesse processo, o minério deve ser delimitado via sondas por meio dos serviços de topografia. O método de lavra subterrânea possui variações como:
Como mencionado anteriormente, a atividade mineradora é responsável por grandes impactos ambientais. Mas, para mudar essa realidade e avançar para um cenário onde a produtividade e a consciência ambiental andem juntas, muitas empresas do setor estão adotando medidas baseadas no respeito ambiental. Um dos aspectos deste tipo de mineração é o reaproveitamento de rejeitos para a fabricação de tijolos, confecção de asfalto e pavimentação de vias.
A economia de água também é um tópico que deve ser considerado. Cerca de 70% das minas operadas por grandes empresas estão em países onde a escassez de água é um grande risco. Logo, o uso consciente da água é a principal motivação para o aumento do interesse no desaguamento de rejeitos. Assim, as mineradoras devem adotar métodos de filtragem inteligentes, que ajudem a potencializar a recuperação de água e, portanto, preservem a entrada de água, ou que forneçam uma solução eficiente para o empilhamento a seco.
Esforços para proteger as comunidades locais e melhorar as práticas de mineração também devem ser mantidos em toda a cadeia de processamento de minerais e durante o tempo de funcionamento da mina.
É indispensável que as companhias ligadas a essas atividades estejam atentas a:
Empreendimentos que souberem focar nos principais pilares da sustentabilidade, certamente, conseguirão transformar o conceito da mineração sustentável em realidade.
Quer saber mais sobre a gestão ambiental nas empresas? Então, continue acompanhando o nosso blog!
Além disso, acompanhe-nos também nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.