Ao iniciar as instalações de um novo empreendimento, quase sempre existe algum tipo de impacto ao meio ambiente. Contudo, cabe ao responsável identificar e tratar todo e qualquer consequência significativa. Nesse sentido, antes de dar início às obras ou atividades, deve ser realizada uma verificação da viabilidade ambiental do local em que será feita a construção.
Para levantar as informações necessárias e analisar quais serão os impactos ambientais e sociais da realização de uma atividade, é solicitado o EVA (Estudo de Viabilidade Ambiental). Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura.
O Estudo de Viabilidade Ambiental é uma forma preventiva, responsável por realizar todo o levantamento das particularidades ambientais da área onde a atividade será implementada. O objetivo é construir um diagnóstico que indique se o projeto oferece riscos ambientais para a população e dar o parecer sobre sua viabilidade.
Além de levantar e analisar todos os dados necessários para o aval da obra, o EVA também oferece alternativas para o empreendimento que será iniciado no local. Os dados contemplam os aspectos físicos naturais existentes e o efeito que a atividade local pode acarretar. A partir dessas informações, torna-se possível definir estratégias para implementação do empreendimento e sua continuidade.
Leia também: Qual a diferença entre EIA, RIMA e EIV?
Sem a elaboração do estudo de viabilidade, a atividade pode acabar sendo iniciada sem as devidas conformidades legais, bem como a inadequação do empreendimento ao meio ambiente. O que não é benéfico para o empreendedor, pois, a não conformidade do empreendimento acarretará sanções pesadas, inclusive de crime ambiental.
Consequentemente, se o empreendimento for considerado impactante para o meio ambiente, a existência do EVA tornará mais fácil a elaboração de estudos mais detalhados, como o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
Por fim, o Estudo de Viabilidade Ambiental para concessão de licenças e de recursos, é exigido por muitos órgãos públicos, assim como agentes financeiros.
Uma equipe de assessoria ambiental especializada deve ser a responsável pela elaboração do EVA, tendo em vista a complexidade do estudo. Para isso, conte com a GEOTECH CONSULTORIA.
Quer saber mais sobre a gestão ambiental nas empresas? Então, continue acompanhando o nosso blog!
Além disso, acompanhe-nos também nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.