Tecnossolos são solos artificiais ou modificados, resultantes da interação entre materiais naturais e resíduos industriais, urbanos ou agrícolas.
Eles são desenvolvidos com o objetivo de melhorar as características do solo e sua capacidade de suportar atividades como os da mineração.
Os materiais podem ser combinados deliberadamente e serem projetados para solucionar passivos ambientais específicos, como a recuperação de áreas degradadas por mineração. Quando construídos com materiais de origem adequados, eles também podem restaurar importantes serviços ecossistêmicos relacionados ao solo, melhorando o gerenciamento de resíduos.
“A construção de tecnossolos saudáveis se destaca como uma solução promissora baseada na natureza para mineração neutra em carbono e deve, portanto, ser considerada em futuras políticas ambientais dos principais países mineradores”, explica o engenheiro agrônomo Francisco Ruiz, do Departamento de Ciência do Solo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP (Esalq/USP), autor principal do trabalho, que foi publicado na revista científica Communications Earth & Environmental
Outra vantagem de sua utilização é sua viabilidade econômica, pois a sua construção a partir de resíduos pode ser realizada a baixo custo, já que a matéria prima para isso é constituída principalmente de resíduos e rejeitos. “Dessa forma, além de recuperar áreas degradadas e sequestrar carbono, a construção deles pode ser uma solução para o manejo de resíduos”, diz.
“Estimamos que com eles seja possível recuperar até 60% dos estoques de carbono dos solos.”
Com informações de Um Só Planeta.
#Geotech
#GeotechConsultoria
#ServicosAmbientais
#ConsultoriaAmbiental
#AssessoriaAmbiental